SID NACIONAL – Crescimento recente é sustentável?

SABE

notícias

voltar

SID NACIONAL – Crescimento recente é sustentável?

13/07/2018

De acordo com publicação do site “O Dia”, o Ministério Público Federal de Volta Redonda (MPF-VR) poderá exigir que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN, nome de pregão em bolsa SID NACIONAL) e a multinacional Harsco Metals, operadores do depósito de escória gigante na periferia de Volta Redonda, no Sul Fluminense, arque com custeios de tratamento de saúde para a população afetada. Em nota, o órgão afirma que, na montanha de rejeitos de Altos-Fornos e Aciaria, no bairro Brasilândia, o MPF "está avaliando perigo e dano à Área de Proteção Ambiental Permanente (APP)", a menos de 50 metros do Rio Paraíba do Sul, que abastece 12 milhões de cariocas.

"O MPF estuda medidas para responsabilizar a CSN, a Harsco e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre as quais, recomendação (para a solução dos problemas); assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e ação civil pública", aponta o texto, reproduzido pelo semanário Folha do Aço. No documento, o MPF informa que estabelecerá cronograma para a retirada e destinação da escória, como sugere o Movimento Baía Viva, que estuda a obrigatoriedade de remediação da área contaminada, e ouvirá representantes da Harsco e CSN. (Leia mais...)

Confira a seguir os principais indicadores-chave (KPI SABE), dos últimos cinco anos e do 1T2018 da SID NACIONAL, calculados com base nos balanços consolidados do Big Data SABE:

Nos últimos cinco anos, de 2013 a 2017, a SID NACIONAL teve um desempenho muito fraco, fechando o período com um lucro pífio de R$ 111 milhões, um grau de alavancagem financeira médio de 7,6 vezes e um retorno médio para o acionista (ROE) de apenas 2,59%.

No 1º trimestre de 2018, a companhia teve um desempenho bem superior comparado ao mesmo período de 2017: aumentos expressivos de resultados operacional (EBITDA) e líquido, este crescendo quase 12 vezes e atingindo R$ 1,5 bilhões, redução expressiva da alavancagem financeira (-58%) para patamar favorável de 2,85 vezes e um aumento brutal do ROE anualizado para 72,30%, favorecido pelo aumento violento do lucro do 1T2018.

A pergunta que fica no “ar poluído” da CSN é: será que o crescimento do 1º trimestre de 2018 é sustentável?

Olhando o desempenho da ação CSNA3 (SID NACIONAL ON) em bolsa no longo prazo, cerca de 5 anos, desde Jun/2013 a 12/07/2018, notamos uma desvalorização de 3% contra uma valorização de 45% do Ibovespa, refletindo o fraco desempenho da companhia de 2013 a 2017.

Segundo o Instituto Aço Brasil, a indústria brasileira do aço segue em busca da recuperação: o desempenho em 2018 deve melhorar, mas ainda abaixo do alcançado em 2013. No caso da CSN, além das dificuldades do setor, a companhia ainda enfrenta o desafio de administrar os problemas ambientais causados pela poluição e os custos de tratamento de saúde da população local afetada.

Promo SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE - Inteligência em Ações a Bolsa

Comentários