A vaca é certa!?

SABE

Blog

voltar

A vaca é certa!?

08/06/2020

“A volta intencional ao velho mundo, onde estávamos antes da pandemia, é como cometer suicídio. Antes de sermos atingidos pelo coronavírus, o mundo estava à beira do desastre. O ataque do coronavírus, pelo menos, desmontou nosso mecanismo econômico e nos interrompeu antes de pularmos para o abismo. Voltar atrás significa aquecimento global, tornando o mundo inabitável em poucos anos. Significa concentração extrema de riqueza, como uma bomba-relógio. Significa desemprego em massa, sobretudo com a inteligência artificial"

Muhammad Yunus, o Banqueiro dos Pobres e Prêmio Nobel da Paz

A exuberância irracional

Existem frases que são capazes de traduzir o seu tempo. Uma delas foi proferida por Alan Greenspan, o todo-poderoso presidente do FED, o Banco Central americano, ao classificar a forte alta das ações de empresas de internet de “exuberância irracional”. A bolha especulativa das empresas pontocom, criada a partir do final da década de 1990, estourou em 2000. Seu auge aconteceu em 10 de março daquele ano, quando a bolsa eletrônica Nasdaq atingiu mais de 5 mil pontos. A partir daí, começou a definhar. No final de 2000, tinha murchado 75%. O site Pets.com, que vendia rações de animais pela web, é um dos símbolos dessa era. Faliu nove meses depois de estrear na Nasdaq. Fonte: Isto É – Dinheiro.

Em certos momentos os mercados, geralmente por motivos psicológicos, possuem um otimismo infundado acerca das futuras condições econômicas. Causando, desequilíbrios na economia e nos mercados financeiros e trazendo crises, como ocorreu na “bolha da internet”, no início dos anos 2000. A história parece se repetir quando ações de companhias como Gol, Azul e CVC disparam sem qualquer fundamento econômico.

SABE Invest APP


Na sexta-feira, 5 de junho a ação GOLL4 subiu 9,74%, AZUL4 subiu 10,90% e CVCB3 subiu 5,61%, três empresas de setores duramente afetados pela pandemia, cujos resultados recentes foram decepcionantes. Por outro lado, TOTS3 (TOTVS ON) caiu 4,29%, ação de empresa do setor de Tecnologia da Informação, cujo lucro no 1º Trim 2020 cresceu 5 vezes e pertencente ao único segmento da bolsa que teve aumento de lucro no último trimestre (Confira aqui).

Como explicar essa “exuberância irracional” tupiniquim? Ouvindo o Sr. Mercado, que persegue de forma incansável a busca por correções e distorções, tudo indica que, como dizem os surfistas, A vaca é certa!!

O momento atual da COVID-19

Na noite de sábado (6 de junho), as secretarias estaduais de saúde atualizaram os dados sobre a pandemia do novo coronavírus no país. Até aquele momento, eram 35.456 óbitos registrados, 659.114 casos confirmados e 302.084 recuperados.

O novo coronavírus já infectou mais de 6,6 milhões de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas seis meses após ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. A Covid-19 já fez mais de 391 mil vítimas mundialmente. Por outro lado, mais de 2,8 milhões de pessoas se recuperaram da doença. Fonte: Olhar Digital.

Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias consideradas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 5 de junho registrando 94.637 pontos. O índice apresentou uma queda de 24.890 pontos (ou 20,8% em moeda local) em relação à máxima de 119.527 pontos observada em 23/jan/2020. No ano o Ibovespa caiu 18,2%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no político. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência continua em alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, com a queda provocada pela onda de pânico com o COVID-19, somente no longo prazo (5 anos), à exceção do ISE, a variação dos índices supera de longe, no momento, a renda fixa. Com a Selic em 3% aa e com tendência de queda, a renda variável passa a ser a protagonista do mercado.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Perceba a melhora das variações dos 4 índices no médio prazo.

Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças acentuadas entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):


Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 140.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 400 newsletters, entre blogs semanais e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play  SABE Invest - App Store

Quem SABE, Investe!

Comentários