Lojas Renner: exemplo de expansão de atuação local para nacional.

Lojas Renner: exemplo de expansão de atuação local para nacional.


Considerada hoje a maior varejista de moda do país em vendas, a Lojas Renner iniciou suas atividades em 1922 na capital gaúcha, como parte do grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada em Porto Alegre (RS) fundada por Antonio Jacob Renner, descendente de alemães. Em 1940, ainda como uma empresa pertencente ao grupo, a empresa passou a operar como uma loja de departamentos. Mais adiante em 1965, devido ao seu crescimento, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A, marcando o nascimento da rede como é conhecida atualmente. Dois anos depois, em 1967, a Companhia transformou-se em uma empresa de capital aberto.

No início dos anos 90 a Renner expandiu para além do Rio Grande do Sul, chegando aos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, consolidando sua posição nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda com mercadorias de qualidade a preços competitivos. Em 1998, a J. C. Penney Brazil, Inc., subsidiária de uma das maiores redes de lojas de departamentos dos EUA, adquiriu o controle acionário da Companhia, que já contava com 21 lojas. Como consequência a Lojas Renner obteve alguns benefícios operacionais, tais como o acesso a fornecedores internacionais, a consultoria de especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a adoção de procedimentos e controles internos diferenciados. Isso contribuiu para um crescimento significativo da Companhia.

Em 2005, a empresa já operava 64 pontos de venda e o grupo optou pela venda do controle da Companhia através de oferta pública de ações (OPA) na Bovespa. A empresa passou a ser listada no Novo Mercado da bolsa como sendo a 1ª Companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação, dando um exemplo de pulverização de capital com dispersão da propriedade para todo o Mercado. Em 2006, a Renner intensificou seu plano de expansão com atuação no Nordeste, abrindo lojas em Pernambuco, Ceará e Bahia. No ano de 2007 a empresa chegou à região Norte, abrindo uma loja no estado do Amazonas. Nesse momento a companhia passou de uma atuação local para uma operação nacional.

Em 2010 a empresa inovou com o lançamento do e-commerce (www.lojasrenner.com.br), em 2011 adquiriu a Camicado (empresa no segmento de casa e decoração) e em 2013 lançou a Youcom (novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada).

Atualmente a Lojas Renner opera mais de 350 pontos de venda, está presente nas cinco regiões do país e conta com mais de 17 mil colaboradores. Em 2014, sua marca foi considerada a 9ª mais valiosa no varejo da América Latina, a 3ª no setor de vestuário na América Latina, e 1ª no setor de vestuário no Brasil, segundo a Interbrand.
Veja agora o que o nosso Banco de Dados SABE tem a mostrar sobre a comparação do 1º semestre de 2015 com o mesmo período de 2014 da Lojas Renner, e veja também como foi a evolução do desempenho em bolsa das ações LREN3 (Lojas Renner ON).

Informações e Indicadores Financeiros da Lojas Renner – 9M2014 X 9M2015. Fonte: SABE ©

Informações e Indicadores Financeiros da Lojas Renner – 9M2014 X 9M2015.
Fonte: SABE ©

Na comparação do desempenho dos 9 meses de 2015 com igual período de 2014, percebemos uma sólida posição de crescimento patrimonial e financeiro com pequeno aumento do endividamento próximo à inflação. Além disso, notamos aumento das margens, redução da dívida em relação ao PL, retorno do acionista estável e liquidez de curto prazo favorável.

Evolução Trimestral da Ação LOJAS RENNER ON. Fonte: APLIGRAF ©

Evolução Trimestral da Ação LOJAS RENNER ON.
Fonte: APLIGRAF ©

O gráfico da evolução trimestral das cotações das ações LREN3 (LOJAS RENNER ON) ilustra o excelente desempenho em bolsa da companhia em mais de 4 anos, com uma valorização de 84% no preço do papel, que saiu de R$9,86 no 4º Trim/2010 para alcançar R$18,15 em 29/Out/2015 (cotação máxima no período de R$22,55). No mesmo período o Ibovespa teve uma queda de 34%, de 69.304 pontos para 45.628 pontos.

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