Grazziotin_Capa

GRAZZIOTIN: Lucro cresceu 26% no 1º semestre de 2016


LUIZ-GUILHERME-DIAS-e1443731843958Por Luiz Guilherme Dias | Rio, 04/Ago/2016.

 

“O segredo do negócio é comprar a 100 e vender a 200”
Samuel KleinO Rei do Varejo

A História da Família Grazziotin inicia no Século XVIII na cidade italiana de Veneza, onde eram prósperos comerciantes. Para ampliar seus negócios, em Fev/1879 chega ao Brasil o Sr. Valentin Grazziotin e sua família, em busca de novos mercados para o comércio. Em 1922, o Sr. Valentin Grazziotin (neto do Sr. Valentino e pai dos fundadores), busca novos horizontes estabelecendo-se no interior de Caxias do Sul, Distrito Nova Trento, hoje Flores da Cunha. Fundada em 1950, a Grazziotin teve seu capital aberto em 1979 (Fonte: Empresa).

Em seu site a Grazziotin informa que a administração da empresa é centralizada na cidade de Passo Fundo/RS, onde funcionam seus escritórios, área de treinamento, bem como os depósitos centrais de produtos, numa área de terreno com perto de 90 mil m². Atualmente a Grazziotin S/A opera no varejo no sul (RS, SC e PR) com 312 lojas, e também nos setores de pecuária e reflorestamento. Para comercializar seus produtos a empresa opera diferentes redes de negócios:

  • Rede Tottal Casa e Confort: produtos de utilidades do lar, nos setores de bazar e cama, mesa e banho, com direcionamento para produtos com qualidade e preços competitivos;
  • Rede Pormenos: auto-serviço que comercializa diversos produtos (linha íntima, confecções, calçados, cama, mesa e banho), com variedade, volume, preço baixo e crediário facilitado aos seus clientes. O público-alvo é o varejo popular, sendo em sua maioria, mulheres que compram para toda a família;
  • Grife Franco Giorgi, marca própria de moda masculina que garante qualidade, conforto, estilo e tendência.

Botão_FiquePorDentro2

Veja agora o que o nosso Banco de Dados SABE tem a mostrar sobre a Grazziotin: “Radar de Desempenho Econômico-Financeiro de 2011 a 2015, agora inovando com informações sobre Distribuição do Valor Adicionado,  a comparação 1S2015 X 1S2016” e desempenho em bolsa das ações CGRA4 (GRAZZIOTIN PN).

Radar de Desempenho Econômico-Financeiro da Grazziotin - R$Mil (Consolidado)Fonte: SABE © powered by MAESTRO

Radar de Desempenho Econômico-Financeiro da Grazziotin – R$Mil (Consolidado)
Fonte: SABE ©  powered by MAESTRO

De 2011 a 2015 a Grazziotin teve um desempenho consistente com crescimento de contas patrimoniais, de receitas e de resultados, embora com queda do desempenho de 2014 para 2015. Por outro lado, a taxa composta de seu endividamento líquido caiu nesse período, com destaque para a redução de mais da metade dessa dívida de 2014 para 2015. A novidade agora é para a distribuição de valor adicionado (DVA) para seus stakeholders que cresceu no período 7,11% ao ano com taxa composta atingindo R$249 milhões em 2015.

Na comparação do 1S2015 versus 1S2016, a companhia teve um comportamento superior ao dos últimos 5 anos, inclusive com redução de passivos de curto e longo prazo, além de forte diminuição do endividamento líquido. Veja a seguir como foi o desempenho ações CGRA4 (GRAZZIOTIN PN).

Evolução Trimestral da Ação CGRA4 (GRAZZIOTIN PN)Fonte: APLIGRAF – Elaboração: SABE ©

Evolução Trimestral da Ação CGRA4 (GRAZZIOTIN PN)
Fonte: APLIGRAF – Elaboração: SABE ©

De 30/Set/2011 a 29/Jul/2016 a ação CGRA4 teve uma valorização de 44,07%. A cotação ajustada de fechamento do papel saiu de R$10,03 e alcançou R$14,45 no final do período (a cotação máxima foi de R$16,87 em 28/Mar/2013 e a mínima de R$9,05 em 30/Dez/2015). No mesmo intervalo de tempo o Ibovespa subiu 9,53%.

 

COMENTÁRIOS FINAIS

A Grazziotin pertence ao setor de Atacado e Varejo que possui 23 companhias listadas na bolsa. Em 2015 a empresa foi a 21ª colocada por receitas com 0,20% de market-share (R$388 milhões) que caiu 7,62% em relação ao ano anterior e ocupou a 14ª posição por resultado líquido com lucro de R$47 milhões (todas as 9 restantes do setor deram prejuízo), representando uma queda de 20% em relação a 2014 (R$59 milhões).

Em mensagem do seu relatório de desempenho do 1S2016, a Grazziotin informa que as vendas brutas das mesmas lojas no 2T16 tiveram um crescimento de 3,8%, enquanto que as novas lojas representaram 1,7% das vendas.  Os negócios foram marcados pelas melhorias das vendas em consequência das temperaturas mais baixas nos períodos importantes: dias das mães e dia dos namorados.  A estratégia comercial da empresa centrou-se na redução e gerenciamento do estoque e na melhoria da margem. (Fonte: Release de Resultados 1S2016).

A SABE Consultores tem o propósito de compartilhar informações úteis e atualizadas sobre as empresas brasileiras. Manteremos você atualizado com novas informações extraídas do nosso Banco de Dados SABE.

Botão_FiquePorDentro2

Aproveite para deixar o seu comentário ao final desta página sobre a Grazziotin.

Luiz Guilherme Dias é Sócio-Diretor da SABE Consultores, Consultor de Empresas e Conselheiro Certificado.

E-mail: lg.dias@sabe.com.br

Deixe seu comentário abaixo...

Leave A Response