Campeãs_Capa

Empresas “Campeãs” são as que oferecem o melhor retorno no longo prazo (II)


LUIZ-GUILHERME-DIAS-e1443731843958Por Luiz Guilherme Dias | Rio, 09/Fev/2017.

 

“A incerteza é inimiga do investimento de longo prazo”

George Soros – Megainvestidor

Em Jan/2017 publicamos um artigo sob o título “Empresas “Campeãs” são as que oferecem o melhor retorno no longo prazo” tomando como base de referência o mês de Dez/2016. Neste artigo apresentamos um balanço atualizado do desempenho das Empresas “Campeãs” com base no mês de Jan/2017, comparado com o IBOVESPA, em 3 intervalos de tempo: curto (1 ano), médio (2 anos) e longo prazo (5 anos).

No curto/médio prazo as “Campeãs” apresentaram, na média, valorização acima da renda fixa, mesmo com a atividade fraca no nosso país, porém ficando abaixo do Ibovespa. Mas, no longo prazo todas as “Campeãs”, sem exceção, superaram o Ibovespa de longe, confirmando mais uma vez serem companhias com solidez financeira, capazes de compor uma carteira de 1ª linha.

No mês de Jan/2017 nosso algoritmo em conjunto com a metodologia de pontuação “SABE Score” selecionou 15 empresas “Campeãs”. Foram elas: AMBEV S/A, BBSEGURIDADE, BMFBOVESPA, CIELO, EQUATORIAL, ESTACIO PART, FIBRIA, ITAUUNIBANCO, KROTON, LOJAS RENNER, RAIADROGASIL, SER EDUCA, SUZANO PAPEL, ULTRAPAR e WEG.

No período de Out/2015 a Jan/2017 nosso algoritmo selecionou 25 “Campeãs”. Destas, 10 empresas tiveram maior frequência de ocorrências. Foram elas: KROTON, CIELO, ESTACIO PART, FIBRIA, AMBEV S/A, SUZANO PAPEL, WEG, EQUATORIAL, ITAUUNIBANCO e LOJAS RENNER.

Botão_FiquePorDentro2

Confira nas planilhas abaixo o desempenho das “Campeãs” ao longo do tempo. Observe que a coluna “#” aponta o número de ocorrências de cada companhia no mês, vale dizer, o número de vezes que nosso sistema de “SABE Score” considerou a companhia como “Campeã”.

OBS: (i) Foram considerados em todas as planilhas os preços ajustados de fechamento desde 06/Fev/2012; (ii) Na planilha de longo prazo (5 anos) a variação da ação BB Seguridade ON (BBSE3) veio desde 26/04/2013; (iii) Na planilha de longo prazo (5 anos) a variação da ação da ação SER EDUCA ON (SEER3) veio desde 29/10/2013.

Campeãs_01

“Campeãs” de JAN/2017 pelo score SABE DAILY INTELLIGENCE X IBOVESPA (1 ANO)Fonte: Apligraf | SABE ©

“Campeãs” de JAN/2017 pelo score SABE DAILY INTELLIGENCE X IBOVESPA (1 ANO)
Fonte: Apligraf | SABE ©

 

Campeãs_03

“Campeãs” de JAN/2017 pelo score SABE DAILY INTELLIGENCE X IBOVESPA (2 ANOS)Fonte: Apligraf | SABE ©

“Campeãs” de JAN/2017 pelo score SABE DAILY INTELLIGENCE X IBOVESPA (2 ANOS)
Fonte: Apligraf | SABE ©

 

Campeãs_05

“Campeãs” de JAN/2017 pelo score SABE DAILY INTELLIGENCE X IBOVESPA (5 ANOS)Fonte: Apligraf | SABE ©

“Campeãs” de JAN/2017 pelo score SABE DAILY INTELLIGENCE X IBOVESPA (5 ANOS)
Fonte: Apligraf | SABE ©

Em resumo o desempenho das “Campeãs” de Jan/2017 foi o seguinte:

Comparação Valorização Média “Campeãs” X IBOVESPA até 31/Jan/2017Fonte: Apligraf | SABE ©

Comparação Valorização Média “Campeãs” X IBOVESPA até 31/Jan/2017
Fonte: Apligraf | SABE ©

Veja a seguir as 4 maiores valorizações de ações das “Campeãs” no longo prazo (5 anos):

Maiores Valorizações “Campeãs” – 06/Fev/2012 a 31/Jan/2017Fonte: Apligraf | SABE ©

Maiores Valorizações “Campeãs” – 06/Fev/2012 a 31/Jan/2017
Fonte: Apligraf | SABE ©

 

COMENTÁRIOS FINAIS

Olhando prazos mais longos nossas “Campeãs” continuam superando de longe o Ibovespa. Entendemos que o tempo é o “melhor remédio” para corrigir as imperfeições de curto/médio prazo do mercado, além de “respeitar” os ciclos econômicos dos diferentes setores de atividade. Assim, mesmo considerando a recessão econômica dos últimos anos, fica confirmada a teoria do Prof. Jeremy Siegel, em especial para as companhias resilientes, conscientes de seu propósito maior. Essas empresas evidenciam que os investimentos em ações apresentam retornos superiores às aplicações em renda fixa no longo prazo.

Cumpre registrar que nosso objetivo é fornecer CONTEÚDO para investidores individuais com informações seguras e confiáveis para tomada de decisões de investimentos a médio/longo prazo, preservando sempre a qualidade e a solidez da empresa. Em outras palavras, não entramos em “apostas” nem em “aventuras” visando ganhos de curto prazo: isto está fora do nosso propósito como consultores independentes.

A SABE Consultores tem o propósito de “organizar informações financeiras sobre as empresas brasileiras e torná-las acessíveis e úteis” e acredita que as empresas conscientes atuam de maneira a criar valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, comunidade e meio ambiente ou usando o jargão do momento para seus “stakeholders”.

Manteremos você atualizado com novas informações extraídas do nosso Banco de Dados SABE.

Botão_FiquePorDentro2

Aproveite para deixar o seu comentário ao final desta página sobre este Artigo.

Luiz Guilherme Dias é Sócio-Diretor da SABE Consultores, Consultor de Empresas e Conselheiro Certificado.

E-mail: lg.dias@sabe.com.br

Deixe seu comentário abaixo...

Leave A Response