BR Malls  – Maior Companhia de Shoppings da América Latina

BR Malls – Maior Companhia de Shoppings da América Latina


Por Luiz Guilherme Dias

Com presença nacional em todas as cinco regiões do Brasil, atendendo a consumidores de todas as diferentes classes sociais e de renda no país, a BR Malls é considerada a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil e ainda a maior prestadora de serviços de administração e comercialização de shoppings da América Latina. A BR Malls iniciou sua trajetória na Bovespa em 2006, listada como BRML3 no Novo Mercado, o segmento de mais alto nível de Governança Corporativa. A seguir os grandes números da Companhia:

BR Malls_01

Em um artigo intitulado “Shopping Centers – é preciso ter um alto índice de vendas!!!” chamamos atenção para o fato que o momento econômico em que se encontra o nosso país com juros elevados, inflação no topo da banda, crédito restrito, alto desemprego e incerteza futura dificulta sobremaneira a obtenção de alto índice de vendas pelos comerciantes de Shoppings.

Em outro artigo nosso publicado com o título “SABE onde se encontram os consumidores? As lojas procuram!” nós alertávamos que o Varejo seria em breve alcançado pela contenção de gastos. Primeiro, pela carência de recursos diante da escalada dos preços e, na sequência, pela prudência daqueles com maior poder aquisitivo buscando resguardar-se. Ou seja, enquanto um vasto contingente lamentavelmente cancela compras, outro as posterga! O efeito é o mesmo: prateleiras cheias e lojas vazias!

Veja agora o que o nosso Banco de Dados SABE tem a mostrar sobre a comparação do 1º semestre de 2015 com o mesmo período de 2014 da BR Malls, e veja também como foi a evolução do desempenho em bolsa das suas ações BRML3 (BR Malls ON).

Informações e Indicadores Financeiros da BR Malls – 9M2014 X 9M2015. Fonte: SABE ©

Informações e Indicadores Financeiros da BR Malls – 9M2014 X 9M2015.
Fonte: SABE ©

Comparando o desempenho dos 9 meses de 2015 com igual período de 2014, percebemos aumento de 15% no endividamento bruto, aumento insignificante de vendas bem abaixo da inflação do período e forte queda de 92% nos lucros. Os indicadores mostram quedas expressivas na margem líquida e nas rentabilidades da companhia na ordem de 91%, assim como na sua liquidez geral.

Evolução Trimestral da Ação BR Malls ON. Fonte: APLIGRAF ©

Evolução Trimestral da Ação BR Malls ON.
Fonte: APLIGRAF ©

O gráfico da evolução trimestral das cotações das ações BRML3 (BR Malls ON) mostra o desempenho em bolsa da companhia em mais de 4 anos, com uma desvalorização de 18% no preço do papel, que saiu de R$15,59 no 4º Trim/2010 para chegar a R$12,71 em 11/Nov/2015 (cotação máxima no período atingiu R$25,07). No mesmo período o Ibovespa teve uma queda de 32%, de 69.304 pontos para 47.065 pontos.

Deixe o seu comentário sobre como você avalia o desempenho da BR Malls ou solicite uma pesquisa do seu interesse. Pode ser sobre companhias, setores ou mesmo temas ligados ao mercado de capitais. Até a próxima!

Luiz Guilherme Dias é Sócio-Diretor da SABE Consultores, Consultor de Empresas e Conselheiro Certificado

Deixe seu comentário abaixo...

Leave A Response